Knox Capture transforma os dispositivos da linha B2B da Samsung em scanners de nível empresarial

Em resposta às necessidades das grandes empresas, a Samsung adicionou recursos de leitura de código de barras de nível empresarial aos seus celulares e tablets da linha B2B, com a introdução do Knox Capture.

Realizado em parceria com a Scandit, empresa Suíça com sede em Zurique, o Knox Capture permite que as empresas usem as câmeras integradas de alta resolução dos dispositivos Samsung, como o robusto Galaxy XCover Pro e o Tab Active3, para acessar instantaneamente os recursos de digitalização em um aplicativo Android ou Web. Com uma interface amigável e um mecanismo avançado de captura de dados, o Knox Capture oferece a oportunidade de aposentar dispositivos de digitalização legados e abraçar o futuro móvel.

“Muitos de nossos clientes corporativos ainda mantêm uma grande frota de scanners tradicionais, quando a realidade é que seus smartphones e tablets podem realizar a mesma atividade e melhor”, explica Aguinaldo Sobrinho, especialista em Transformação Digital e Serviços Gerenciados. “Com o Knox Capture, reunimos o poderoso mecanismo de digitalização da Scandit e os recursos de produtividade do Knox para criar uma solução pronta para a digitalização empresarial em nossos dispositivos B2B.”

Essa solução permite que a leitura de código de barras seja iniciada com o apertar dos botões físicos do dispositivo móvel, ideal para trabalhadores que usam luvas. Como alternativa, os recursos de digitalização podem ser acessados tocando no ícone de digitalização no teclado na tela, facilitando a captura de dados ao preencher formulários.

Ao configurar o Knox Capture, as empresas podem otimizar a funcionalidade para seu caso de uso típico, ajustando a lógica de digitalização com configurações como tipo de código de barras, zoom da câmera e modo de digitalização. Os dados digitalizados também podem ser personalizados para saída adicionando prefixos, sufixos e pressionamentos de tecla tab ou return.

A leitura de código de barras tornou-se um recurso indispensável

De acordo com Valentine Igbokwe, gerente de produto da Samsung que liderou o lançamento da solução, o Knox Capture foi desenvolvido com base no reconhecimento de que a leitura integrada de código de barras se tornou um dos fatores mais importantes na escolha de um dispositivo móvel robusto.

“Pense nos serviços de correio que precisam capturar o comprovante quando entregam um pacote, por exemplo, ou um serviço de alimentação sob demanda trazendo uma refeição na porta de alguém”, diz ele. “Além desses cenários, existem todos os casos de uso associados a operações de serviço de campo e gerenciamento de estoque em setores como varejo e manufatura.”

O desafio, até agora, era que adicionar a leitura de código de barras a dispositivos móveis tradicionalmente significava muito trabalho para os departamentos de TI. O processo pode envolver o trabalho com kits de desenvolvimento de software (SDKs) de terceiros, por exemplo, para descobrir quais interfaces de programação de aplicativos (APIs) eles precisariam integrar e configurar.

Mesmo depois de tudo isso, a TI muitas vezes ainda teria que se preocupar se a digitalização baseada em dispositivos móveis seria limitada em alcance ou desempenho, ou se daria suporte aos tipos de códigos de barras que eles precisavam capturar.

A vantagem do Knox Capture

Em contraste, Valentine diz que o Knox Capture não requer desenvolvimento de software, porque a Samsung SDS já fez o trabalho de integrar os recursos da Scandit para criar uma experiência de usuário nativa na linha Enterprise Edition. O Knox Capture também é otimizado para obter o melhor desempenho de digitalização das câmeras em dispositivos robustos da Samsung.

Valentine ainda reforça que a disponibilidade de recursos de digitalização no dispositivo móvel de cada funcionário abre oportunidades consideráveis para aprimorar as experiências do cliente e simplificar os fluxos de trabalho. “Considere um varejista nacional que usa dispositivos de digitalização dedicados para realizar verificações de preços ou responder a perguntas. Esses dispositivos geralmente são caros e, portanto, não podem ser disponibilizados a todos”, diz ele. “Mas com o Knox Capture, o varejista pode fornecer esses recursos de digitalização a todos os associados em um dispositivo móvel robusto - um dispositivo que também pode ser usado para se comunicar com colegas, para cronometragem e atendimento e muito mais. Isso mudará a forma como a empresa pensa sobre o custo total de propriedade (TCO) para recursos de digitalização.”

Estendendo o poder do Knox Capture

Com o Knox Capture, não é necessário gerenciar e manter hardwares de digitalização. Os recursos de digitalização são implantados remotamente por meio do console de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) ou gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM) da empresa. Depois de adquirir as licenças do Knox Capture, elas podem ser rapidamente ativadas e atribuídas a dispositivos over-the-air, juntamente com configurações de leitura de código de barras. As configurações do dispositivo também podem ser compartilhadas rapidamente de dispositivo para dispositivo, via NFC ou QR Code.

As personalizações são realizadas de forma rápida. Uma empresa consegue digitalizar um tipo diferente de código de barras, como parte de uma promoção de feriado, por exemplo, simplesmente alterando e implantando uma política dentro do Knox Capture.

O Knox Capture foi lançado em um momento em que quase todos os setores estavam começando a explorar maneiras de trazer interações digitais simples e touchless para uma ampla variedade de tarefas e processos diários. “Muitas das maiores empresas da Fortune 500 estão pensando em sua estratégia de uma perspectiva de transformação digital de ponta a ponta”, diz Igbokwe. “Eles estão se perguntando como podem mudar o jogo. O Knox Capture leva a digitalização corporativa para outro patamar, contribuindo para uma transformação digital muito mais interessante e rápida”.

Linha Enterprise Edition da Samsung

Além da leitura de código de barras, a maioria dos dispositivos móveis não era considerada durável o suficiente para ambientes de estoque até recentemente. Calor, maquinário pesado, movimento ininterrupto e manuseio constante representam uma ameaça direta a eletrônicos delicados. Capas de dispositivos resistentes até podem ajudar em alguns casos, mas também podem afetar o suporte ao toque e não impedirão o superaquecimento dos dispositivos.

Os dispositivos móveis robustos são projetados mais fortes, mais leves e mais adequados para serviços externos. Smartphones como o Galaxy XCover Pro e tablets como o Galaxy Tab Active3 suportam o uso diário em locais de trabalho industriais e condições adversas. Tanto o XCover Pro quanto o Tab Active3 passaram por mais de 20 testes rigorosos para provar sua resistência de nível militar, conduzidos de acordo com o padrão MIL-STD-810 do Departamento de Defesa. Esses dispositivos podem lidar com temperaturas extremas, quedas repetidas e vibrações, e também são certificados IP68 para resistência à água e poeira - com telas resistentes a estilhaços.

Valor além da leitura de código de barras

Equipados com câmeras de alta resolução, sensores giroscópicos e módulos GPS, os dispositivos robustos da Samsung oferecem muito mais funcionalidades do que os leitores de código de barras tradicionais. Ao digitalizar com um smartphone, tablet ou acessório vestível, as necessidades dos funcionários são consolidadas em um único lugar.

À medida que a conectividade continua a crescer, as organizações têm novas preocupações de segurança. Quaisquer riscos representados pela leitura de código de barras baseada em smartphone podem ser facilmente mitigados com os controles avançados oferecidos no Knox Suite e os recursos de segurança biométrica de nível empresarial integrados ao Galaxy XCover Pro e Tab Active3.

Além da leitura segura do código de barras, a Linha Enterprise Edition equipada com os aplicativos certos pode dar às empresas um novo nível de visibilidade de suas operações. Isso não apenas aumenta a eficiência, mas também é mais um passo no caminho para a transformação digital.

Entre em contato e saiba como adquirir licenças do Knox Capture e os dispositivos da linha B2B:business.sdsla@samsung.com

COMPARTILHAR
Aguinaldo Sobrinho
Aguinaldo Sobrinho
External Business Solution

Especialista em Transformação Digital e Serviços Gerenciados da Samsung SDS Latin America.