Samsung SDS cresce 400% em 2021 com projetos de inovação para clientes brasileiros

Samsung SDS cresce 400% em 2021 com projetos de inovação para clientes brasileiros

Empresa que se originou do conglomerado multinacional sul-coreano Samsung Group, a Samsung SDS, ganha destaque no mercado brasileiro com seus projetos e resultados dos últimos anos. Ainda não tão conhecida no Brasil, a empresa de serviços de tecnologia vem ganhando um relevante espaço sobre projetos de inovação e segue acelerando seu crescimento pela região da América Latina

Há alguns anos, a Samsung SDS organizava todas as suas linhas de negócios para suportar exclusivamente a operação de outro braço do grupo, a gigante Samsung Eletronics, fabricante de eletroeletrônicos. Com operação complexa e em grande expansão por dezenas de países ao redor do mundo, a Samsung Eletronics sempre demandou - e demanda - grandes desafios de serviços de tecnologia para a SDS. "Esta rica experiência com projetos complexos, com o tempo, nos permitiu direcionar este conhecimento e grandes desenvolvimentos de tecnologia a outros clientes e setores do mercado. No Brasil, encerraremos 2021 com, aproximadamente, 400% de crescimento frente a 2020, quando olhamos para os projetos com clientes externos", completou Felipe Carvalho Guimarães, diretor de vendas e marketing da companhia.

Com todas as subsidiárias em plena expansão, a operação da América Latina, localizada em São Paulo, já é a sexta região mais importante do mundo e conta com um faturamento anual superior a 1 bilhão de reais. Entre alguns exemplos de projetos locais, a SDS é responsável pela digitalização das concessionárias da rede Fiat e Volkswagen, fornece soluções de ensino à distância para alunos do ensino público de muitos municípios, desenvolve projetos de realidade virtual e aumentada para clientes como SESI e BMW, além de diversos serviços de tecnologia que cobrem também outras habilidades, como mobilidade, segurança, inteligência artificial, customer experience, IoT (do termo em inglês "Internet das Coisas"), robotização de processos e consultorias de tecnologia. "Ganhamos grande conhecimento e habilidade para identificar, qualificar e construir soluções personalizadas para nossos clientes. Neste processo, também há uma preocupação para que a sustentação dos projetos não se torne cara ou complexa, permitindo que o cliente se preocupe com o seu negócio. Hoje, a contratação de tecnologia pelo formato serviço garante este benefício ao nosso cliente: o foco no cliente dele", completou Felipe.

Olhando para frente, a Samsung SDS pretende expandir seus negócios para outros países da América Latina e também apresentar suas novas plataformas de tecnologias, como o Brity RPA e o Brightics. Respectivamente, as plataformas de RPA (do termo em inglês para processos automatizados por robôs) e de inteligência artificial, são produtos de desenvolvimentos próprios que estão evoluindo rapidamente (ambos já aparecem nos estudos de tecnologia do Gartner). "Em 2022, pretendemos evoluir nosso portfólio para atender principalmente demandas importantes dos clientes de varejo, educação, saúde e segurança. Também estamos estudando o ambiente de negócios em outros países da região e acreditamos que, muito em breve, possamos expandir nossas operações em mercados novos", conclui Felipe.

Com constantes investimentos de sua matriz na Coréia do Sul, a filial brasileira, que está localizada na zona sul de São Paulo, planeja apresentar seu novo "Showroom" no primeiro trimestre de 2022. Este ambiente une em um espaço as apresentações das soluções de tecnologia e o laboratório para o desenho e testes de novos produtos.

COMPARTILHAR
Felipe Guimarães
Felipe Guimarães
External Business Solution

Sales & Marketing Director for the External Business Team at Samsung SDS Latin America.