Samsung SDS lidera padrões tecnológicos nacionais em Criptografia Pós-Quântica

+ Selecionada como a tecnologia de criptografia da próxima geração no estilo coreano, na categoria “Algoritmo de Criptografia Pós-Quântica para Assinatura Digital”, na competição KpqC
+ Tecnologia será padronizada como criptografia do futuro para responder a ameaças trazidas pela computação quântica
+ Plataforma em nuvem da Samsung apoiará a migração para sistemas com criptografia pós-quântica


A Samsung SDS mais uma vez demonstrou sua excelente competência tecnológica em criptografia pós-quântica (PQC) , uma tecnologia de segurança de próxima geração.

A empresa anunciou que seu algoritmo AIMer, desenvolvido em colaboração entre a indústria e a academia com o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), foi selecionado como o vencedor final na categoria “Algoritmo de PQC para Assinatura Digital” da competição nacional KpqC.
※ KpqC significa “Criptografia Pós-Quântica Coreana” (Korean post-quantum Cryptography)

A PQC protege os dados dos usuários de forma ainda mais segura diante da possibilidade de que computadores quânticos possam comprometer a segurança dos sistemas de criptografia atuais.

A competição nacional foi realizada para assegurar tecnologias de PQC coreanas em preparação para a era da computação quântica. O torneio contou com duas categorias: Assinatura Digital e Estabelecimento de Chaves.
※ Assinatura digital é um algoritmo criptográfico que verifica a autenticidade da origem, checa a integridade dos dados e garante que o signatário não possa negar a autoria (não-repúdio).
※ Estabelecimento de chaves é um algoritmo que permite o compartilhamento de chaves secretas entre partes.

Na parceria, a Samsung SDS ficou responsável pelo design e implementação dos algoritmos criptográficos, enquanto o KAIST (Laboratório de Criptografia) realizou a análise de segurança.

O AIMer é um algoritmo criptográfico baseado em uma função unidirecional desenvolvida internamente, ao invés de desafios matemáticos como a fatoração de primos. Algoritmos baseados em funções unidirecionais são considerados mais seguros em ambientes com computação quântica, pois não podem ser revertidos após a criptografia.

O AIMer é semelhante ao altamente seguro FIPS205 (SLH-DSA) , um dos algoritmos de PQC padronizados pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) em 2024. No entanto, o AIMer é 6,35 vezes mais rápido e seu tamanho de assinatura é 2,9 vezes menor, facilitando sua aplicação em dispositivos leves, como celulares e dispositivos IoT.
※ FIPS205 é um algoritmo de assinatura digital sem estado baseado em hash (stateless hash-based digital signature algorithm)

O algoritmo selecionado será padronizado de acordo com critérios nacionais e internacionais, conforme estabelecido no plano diretor do projeto Migração Nacional para PQC, anunciado pelo Serviço Nacional de Inteligência (NIS) e o Ministério da Ciência e TIC da Coreia. A Samsung SDS planeja seguir com a padronização alinhada a esses critérios.

A empresa já realizou um projeto-piloto de aplicação da PQC nos canais de comunicação da Plataforma de Nuvem da Samsung (SCP) e continuará a expandir sua aplicação. Além disso, a tecnologia S-CAPE, voltada para a migração à PQC, será disponibilizada através da SCP.
※ S-CAPE (Samsung SDS Crypto Agility Platform for Enterprise) é uma plataforma que identifica e monitora automaticamente sistemas criptográficos
vulneráveis à computação quântica dentro dos ambientes de TI.

Vale destacar que a Samsung SDS é a única empresa asiática que participa do projeto "Migração para PQC" organizado pelo NIST desde 2022. A empresa vem registrando suas tecnologias nos guias práticos de cibersegurança do NIST, incluindo:

• Migration to Post-Quantum Cryptography Quantum Readiness: Testing Draft Standards (NIST SP 1800-38C)
• Migration to Post-Quantum Cryptography Quantum Readiness: Cryptographic Discovery (NIST SP 1800-38B)

Young-june Gwon, Vice-Presidente Executivo e Líder de Pesquisa Tecnológica da Samsung SDS, declarou:

“O AIMer foi selecionado como algoritmo padrão na competição nacional KpqC, comprovando mais uma vez a capacidade de segurança e a competência tecnológica da Samsung SDS. A segurança é especialmente crucial em serviços de nuvem corporativos. Continuaremos a implementar e migrar para PQC na SCP com o objetivo de fornecer serviços ainda mais seguros.”